Mercado

Área de tecnologia gera oportunidades para quem se qualifica

Compartilhe

A pandemia evidenciou a necessidade de as empresas estarem conectadas e dispostas a romper padrões tradicionais: de rotina, de gestão e de relacionamento com o cliente. Inovação e tecnologia nunca estiveram tão em alta. Com novas necessidades para se manterem competitivas, foi preciso investir em ferramentas ainda mais tecnológicas. E neste contexto, a demanda por profissionais qualificados na área também cresceu vertiginosamente. 

Assim como os negócios precisaram fazer adaptações, o perfil dos profissionais mais cotados para o mercado mudou. As oportunidades na área de tecnologia estão surgindo a todo instante e as empresas sequer conseguem preencher todas as vagas. 

O Estudo Demanda de Talentos em TIC e Estratégia elaborado pela Brasscom projeta uma demanda de mais de 790 mil profissionais na área da Tecnologia da Informação (TI) até 2025. Já o número de pessoas aptas a ocupar essas vagas é muito menor. 

Além de ter qualificação, é preciso atualizar-se tecnicamente – as tecnologias evoluem de forma muito rápida –  e desenvolver as chamadas “soft skills”, que são as habilidades comportamentais para lidar com os desafios da rotina de trabalho e de relacionamento interpessoal.

A área exige conhecimento aprofundado e diversas habilidades, mas o salário costuma ser atrativo e compatível com as atividades. No Brasil, o salário médio de um profissional de TI é de aproximadamente R$ 5,1 mil. Ou seja, 2,6 vezes mais alto do que a média salarial nacional.

Para quem já atua na área e quer aperfeiçoar conhecimentos ou tem interesse em ingressar no mercado digital, há cursos gratuitos disponíveis em diversas plataformas on-line. Geralmente, são cursos de curta duração e voltados às principais demandas do mercado de trabalho, com foco em tendências de tecnologia.

Eu Capacito é uma iniciativa do Movimento Brasil Digital que oferece cursos de capacitação profissional gratuitos, com emissão de certificados. Entre as opções, é possível realizar cursos de UX – Experiência do Usuário, Segurança de dados, Princípios da Computação em Nuvem, Inteligência Artificial (IA) e Business Intelligence.

Conhece alguém que pode gostar deste post? Então compartilhe com seus amigos!

 

Compartilhe

51 99520-0098 0800-643-8006