Tecnologia

Como será a internet no futuro?

Compartilhe

Pensar em uma rotina sem internet é quase impossível. Mas dá para imaginar como será a internet daqui a três décadas? Como será a relação da sociedade com a tecnologia? Algumas pessoas já estão focadas em prever isso.

Existe um projeto chamado “InternetArchive2046”, que foi criado para registrar informações relacionadas à internet até o ano de 2046. A iniciativa é de um grupo de desenvolvedores do Wayback Machine, que permite guardar prints de sites e possibilita essa análise da evolução da web. O acervo conta com informações de mais de 500 bilhões de páginas.

Já o novo projeto, denominado “Wayforward Machine”, tem o objetivo de projetar como será a internet daqui a 30 anos. A proposta destaca a importância da transparência e da liberdade de acesso à informação e, por isso, também aborda a possibilidade de muitas páginas serem retiradas do ar, além da centralização de poder em relação ao conhecimento e à informação de qualidade. 

Acessar sites de qualquer lugar do mundo, ler notícias, compartilhar mensagens e fazer compras, por exemplo, é algo natural para a nossa sociedade, mas no futuro pode ser bem menos acessível.

Quando o usuário acessa o site do projeto, pode informar um site tradicional e a plataforma gera uma suposta versão do mesmo endereço no futuro. Essa versão é carregada de pop-ups que impedem a visualização da página e o acesso às notícias. 

A ideia é mostrar que, no futuro, para acessar as informações os usuários teriam que pelo menos se identificar e pagar pelo acesso ao conteúdo disponível na web. Na distopia da internet do futuro, o projeto ainda pressupõe que, no ano de 2044, seria destruída a última cópia física de “1984”, de George Orwell.

Pressão de grandes empresas

Como o projeto defende acesso livre e universal ao conhecimento, além das versões preservadas de sites, também há iniciativas envolvendo acervos de softwares, músicas, filmes, livros e jogos. Grupos editoriais alegam violação direta de direitos autorais e movem processos de danos por violação contra o Internet Archive.

Assim, os desenvolvedores pedem que as pessoas façam doações e também apoiem o projeto ao se manifestarem por meio da hashtag #EmpoweringLibraries. 

E o passado?

Aqui no blog já falamos sobre o Dia da Informática e como toda essa história da internet começou. Para relembrar, clique aqui.

Conectividade agora

Enquanto as previsões do Internet Archive não se confirmam, ou caem por terra, você pode aproveitar a melhor conexão de internet para trabalhar, estudar ou se divertir. Conheça a área de cobertura da Nexsul e entre em contato conosco para saber qual o plano ideal para você!

Compartilhe

51 99520-0098 0800-643-8006