Tecnologia

Games brasileiros engajam alunos e complementam o aprendizado da sala de aula

Compartilhe

Há tempos que os games deixaram de ser exclusivamente uma ferramenta de entretenimento. Assim como muita gente joga para passar tempo e outros são profissionais e ganham dinheiro com isso, os games também abrem as portas para o mundo do conhecimento. 

Muitos desenvolvedores já criam jogos que podem ser usados em sala de aula para tornar o aprendizado de crianças e jovens ainda mais rico. Já pensou em como pode ser divertido para um estudante brincar e aprender matemática, ciências ou geografia ao mesmo tempo?

Os jogos com a proposta mais lúdica não surgem para substituir livros e outras ferramentas pedagógicas tradicionais, mas podem complementar o processo de formação dos estudantes e despertar novos interesses e novas experiências sensoriais. Neste contexto, já existem games brasileiros que contam com referências da cultura nacional e potencial para agregar conhecimento.

Dandara

Um jogo de ação-aventura em que o objetivo do jogador é resgatar os oprimidos do esquecimento e lutar por liberdade. Ao longo da jornada, o jogador depara-se com Dandara dos Palmares e o líder quilombola Zumbi dos Palmares. Além disso, o game conta com cenários urbanos, natureza e referências brasileiras bem tropicais.

Depois de uma atualização, Dandara: Trials of Fear Edition foi premiado como o Melhor Jogo da Apple TV de 2020. O game está disponível na Steam, PlayStation Store, Xbox, Google Play Store e Apple Store.

Nova Califórnia

O game é uma aventura baseada na obra de Lima Barreto, “A Nova Califórnia”. O jogo envolve a resolução de puzzles enquanto traça um paralelo com o texto e acompanha a chegada de um forasteiro a uma cidade no interior do Rio de Janeiro. 

Além do enredo descontraído, os gráficos têm diversas referências à cultura brasileira do início do século XX, como vestimentas dos personagens, música e arquitetura. O jogo está disponível na plataforma Steam.

Árida: Backland’s Awakening
Um jogo 3D de aventura e sobrevivência que retrata o sertão nordestino com suas características religiosas, históricas e geográficas. Cícera, a protagonista, atravessa o sertão em busca do Arraial de Canudos, “a terra onde os sonhos habitam”, e precisa enfrentar diversos desafios, como a fome, a sede e a seca. O jogo está disponível na Steam.

Velocidade e qualidade para jogar

A qualidade de conexão tem relação direta com a experiência do jogador. Por isso, para ter uma experiência completa, é preciso contar com uma internet de alta performance para garantir estabilidade e agilidade até mesmo para os games mais pesados.

A Nexsul oferece planos de banda larga compatíveis com todos os perfis de gamers. Entre em contato conosco para saber qual o melhor plano para você e conhecer a nossa área de cobertura exclusiva.

Compartilhe

51 99520-0098 0800-643-8006