Dia da Informática: como tudo isso começou?

Compartilhe

Para ler este post você está diante de uma tela. Pode ser a do seu desktop, celular, tablet ou de algum outro dispositivo tecnológico que já faz parte da sua rotina. Telas, teclados, algoritmos e dados estão presentes no ambiente de trabalho, em casa e nos momentos de lazer. Mas você já parou para pensar em como tudo isso começou?

O Dia da Informática é celebrado em 15 de agosto e relembra a data em que dois norte-americanos apresentaram ao mundo o primeiro computador, que na época era usado para fazer cálculos relacionados à guerra. John Eckert e John Mauchly podem ser nomes estranhos para você, mas para quem vive o universo da informática, são duas referências.

Eniac

O Eniac (Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer) foi criado durante a Segunda Guerra Mundial, a pedido do Exército norte-americano. Bem diferente do que entendemos por computador atualmente, o Eniac tinha capacidade de processamento de 5 mil operações por segundo e contava com mais de 17 mil válvulas de 160w de potência. O resultado das operações surgia em uma sequência de lâmpadas que acendiam.

De lá para cá muitos testes e pesquisas foram realizados. Nem todos foram sucesso. Novos equipamentos surgiram e a evolução tecnológica permitiu a popularização dos computadores e de diversos outros aparelhos que não imaginamos ser possível viver sem. Lá no início dessa história os computadores ocupavam salas inteiras e hoje tudo o que ele faz cabe na palma da sua mão.

Quando foi seu primeiro contato com o computador? Como ele era? O que mudou na sua relação com a informática e a tecnologia de lá para cá?

Dica de filme

Para descontrair e aproveitar o tema, que tal assistir a um filme que conta um pouco do início da história da Ciência da Computação? A dica é “O jogo da imitação”, de 2014. O filme é baseado na história real de Alan Turing. Durante a Segunda Guerra, o personagem é contratado pelo governo inglês para desvendar o segredo de uma máquina de codificação usada pelos nazistas para ordenar ataques.

O primeiro site do mundo

A Web como o mundo conhece hoje não era a ideia inicial do seu idealizador Tim Berners-Lee, conhecido como o “Pai da World Wide Web” (o usual WWW). O primeiro site completou 30 anos em 2021 e era conhecido como The Project. 

Berners-Lee criou o site para que profissionais do Centro de Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN), onde trabalhava como físico, tivessem acesso rápido aos códigos e procedimentos para criar sites semelhantes.

Sabe o mais curioso de tudo?
O domínio do site ainda é o mesmo e funciona perfeitamente —
e você pode acessar aqui o primeiro site da Web. Atualmente, qualquer pessoa com conhecimento em linguagem de marcação de hipertexto pode montar um projeto semelhante usando o Bloco de Notas, por exemplo. A título de curiosidade, você pode experimentar o “Inspecionar elemento” ou apertar a tecla F12 para abrir os detalhes da formatação.

Já a CONEXÃO de internet é fruto de um projeto do Departamento de Defesa dos Estados Unidos em meados de 1960, que desenvolveu um sistema descentralizado de compartilhamento de informações — na época, foi chamado de Arpanet.

A participação de Berners-Lee na esteira de um mundo que começava a se conectar, então, foi desenvolver um sistema de hipertextos com links clicáveis, basicamente o mesmo que rege a Web como conhecemos até hoje. Em 1994, Marc Anderson deu à luz ao Mosaic, o primeiro navegador web e também o primeiro a ser usado no Windows.

Conectividade onde você precisa

Agora que você aprendeu um pouco sobre esse mundo da informática e como a conexão se solidificou até chegar aqui, converse conosco para ter acesso à melhor conexão de internet. Conheça nossa área de cobertura e descubra o plano ideal para a sua casa ou para o seu negócio.

Compartilhe

Também podem lhe interessar

todas as novidades

Ops! Parece que não há nada aqui.

51 99520-0098 0800-643-8006