Mercado

Acesso à internet melhora experiência de aprendizado nas escolas

Compartilhe

A internet é uma ferramenta extraordinária quando utilizada de forma responsável. No Brasil, quase 80% da população está conectada, colocando o país no 3º lugar em uso médio diário de internet.

Na área da educação, a tecnologia permite que estudantes de todas as idades tenham acesso a diferentes culturas, se comuniquem com pessoas de qualquer lugar do mundo e troquem experiências e conhecimento.

Na pandemia, essa realidade ficou ainda mais evidente e a educação foi um dos setores mais beneficiados com as possibilidades de compartilhamento de informações a partir de uma conexão. Com um tablet, celular ou computador, os alunos conseguiram manter seus estudos e ampliar seus horizontes. 

Atualmente, mais de 90% das escolas em áreas urbanas e 45% das escolas rurais já contam com internet. Os dados foram divulgados pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, durante um evento nos Estados Unidos, no final de setembro. Considerando esses dados, é importante lembrar que muitos dos alunos não têm computadores em casa, muito menos internet. Assim, a escola torna-se o único meio de conexão com o universo virtual.

Esse contexto é a prova de que a inclusão digital precisa ser uma prioridade nas comunidades e o conhecimento existe para ser disseminado. Especialistas em educação afirmam que o contato com a tecnologia, quando feito da forma adequada, pode gerar inúmeros benefícios para o desenvolvimento cognitivo e comportamental do indivíduo. Quando essa introdução à tecnologia ocorre na infância, o aprendizado como um todo reflete até mesmo em melhores oportunidades de emprego na vida adulta.

Aqui separamos algumas vantagens do acesso à internet no ambiente escolar:

  1. contato e familiarização com tecnologias da informação;
  2. aulas mais dinâmicas e interessantes;
  3. auxilia na capacidade de interpretação de imagens, textos e informações;
  4. possibilita a utilização de jogos e atividades educativos;
  5. acesso a conteúdos que não estão disponíveis em meios físicos ou próximos dos alunos;
  6. aproximação com diferentes culturas e comunicação com pessoas nos lugares mais remotos;
  7. estímulo à busca por mais conhecimento – autodidatismo.

Conexão de qualidade

Para que os benefícios da conectividade no ambiente escolar sejam atingidos, é preciso ter uma conexão de alta qualidade. Quando a internet é lenta ou cai com frequência, a experiência de estudos e aprendizado é totalmente prejudicada.

A Nexsul acredita no poder da internet para a formação de estudantes e cidadãos mais conscientes da sua função no mundo. Atualmente, 19 escolas de Estrela contam com o serviço de internet banda larga, com uma conexão sem limite de tráfego e sem interrupções. 

A nossa fibra chega aonde nenhuma outra chega. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços e área de cobertura.

 

Compartilhe

51 99520-0098 0800-643-8006