A pandemia de covid-19 impactou os negócios de todos os segmentos e na área da tecnologia da informação (TI) não foi diferente. Com o avanço da transformação digital, que já vinha tomando forma há bastante tempo, também surgiram novas demandas e grandes oportunidades para expandir a atuação das empresas de TI.
Ainda no panorama das mudanças, as empresas de tecnologia representam o segundo segmento que mais cresceu no Brasil no ano passado. Segundo um estudo da plataforma de inteligência de vendas Cortex, o aumento chegou a 60% em relação a 2020. Esse dado caracteriza a abertura de milhares de empresas na área de TI, incluindo microempresas.
A propósito, do total de empresas brasileiras que atuam na área da tecnologia, menos de 10% têm mais de 20 anos. Quase 50% são empresas novas, com até 3 anos.
O que essas empresas, em geral, fazem?
– Suporte técnico, manutenção e outros serviços em TI.
– Consultoria em TI.
– Desenvolvimento de programas de computador.
Agora, o grande desafio desses negócios é consolidar as atividades, acompanhar as transformações do mercado e alcançar um nível de inovação constante. Assim como a área cresce a passos largos, há uma necessidade de adaptação para atender os mais variados tipos de clientes, desde os serviços governamentais até os pequenos empreendedores.
Para 2022, a aposta mais certa continua sendo o investimento em inteligência artificial, automação, serviços em nuvem, proteção de dados e internet cada vez mais rápida. Esses itens são fundamentais para muitas empresas e, ainda que nem todo mundo perceba, também facilitam a rotina de milhões de pessoas. Até mesmo daquelas que vivem mais distantes dos grandes centros urbanos ou não costumam ter muito contato com grandes inovações tecnológicas.
A tecnologia é sinônimo de desenvolvimento econômico para comunidades e de oportunidade e novos caminhos a serem explorados, tanto para quem trabalha na área quanto para quem ainda não está tão familiarizado com as ferramentas disponíveis.