Os jogos digitais estão entre os principais meios de entretenimento do brasileiro, segundo a Pesquisa Game Brasil (PGB) 2023. Cerca de 70% dos respondentes da pesquisa afirmaram jogar e o número de mulheres que são referência no universo que sempre foi dominado por homens tem crescido a cada ano. As mulheres representam mais de 45% dos gamers e o índice tem relação com a maior oferta de jogos para smartphones, já que a maioria delas se considera uma “jogadora casual”.
As empresas estão acompanhando a jornada de consumo e investindo em games que atendem o público feminino, que está principalmente no smartphone, mas também usa console (29,3%) e computador (28,5%). E quando o assunto é fonte de conteúdo gamer, o Youtube fica em primeiro lugar entre os entrevistados, seguido do Instagram, TikTok e Twitch.
Neste mercado que movimenta bilhões de reais ao ano, as mulheres estão ganhando cada vez mais espaço. No entanto, ainda há muitos desafios e preconceitos para driblar em um meio majoritariamente masculino. Além de jogar por diversão, as mulheres mostram que têm talento de sobra também para atuar na produção de jogos, programação e criação de conteúdo gamer, tanto quanto os homens.
Você já deve ter ouvido falar
Um exemplo é o de influenciadoras digitais que compartilham suas rotinas e conquistas nas principais redes sociais e acabam tornando-se referências para todos que curtem jogos digitais. Algumas delas iniciam a carreira muito cedo, ainda na infância ou adolescência, e sob influência de amigos.
Malena Nunes foi uma das pioneiras e atualmente publica vídeos quase diariamente, contando com mais de 6 milhões de inscritos em seu canal. Outra youtuber que compartilha gameplays e sua paixão por jogos eletrônicos é Sandra Martins, mais conhecida como Cherryrar. Ela possui mais de 4,5 milhões de usuários inscritos em seu canal na rede e outros 909 mil seguidores no Instagram.
Ultrapassando os limites dos jogos, elas ainda faturam com publicidade, participação em eventos, escrevem livros e atuam até mesmo em produções audiovisuais.
*A PGB 2023 entrevistou 14.825 pessoas no Brasil, durante o mês de janeiro deste ano. O estudo é desenvolvido pelo SX Group e Go Gamers em parceria com Blend New Research e ESPM.
Conexão para quem é apaixonado por games
A Nexsul tem planos especiais de fibra ótica para quem precisa de uma conexão de alta performance para virar o jogo. Conheça os planos de banda larga residenciais e comerciais e escolha aquele que se encaixa na sua rotina!