O agronegócio é um dos setores que não para nem mesmo em tempos de crise e, ainda, representa quase 25% do PIB brasileiro. Assim como a transformação digital chegou para facilitar a vida das pessoas e os negócios, no campo não seria diferente. No agronegócio, a tecnologia é um fator determinante para facilitar a operacionalização das atividades e gerar impactos positivos em relação aos custos e faturamento.
Um estudo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), pelo Sebrae e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelou que 84% dos agricultores utilizam pelo menos uma tecnologia digital como ferramenta de apoio na produção.
As novas tecnologias permitem um olhar diferenciado para o futuro. O homem do campo está conectado e, assim, tem acesso a muito mais conhecimento e ferramentas que otimizam a rotina produtiva e facilitam a identificação das oportunidades e de soluções para os problemas.
Vantagens de investir em conectividade e tecnologia no campo
- maior eficiência na produção e consequente rentabilidade
- melhor aproveitamento dos insumos
- aumento na capacidade de produção
- redução de custos
- gestão inteligente dos recursos naturais
- possibilidade de escalabilidade do negócio
- qualidade de vida para trabalhadores e redução de acidentes
- aumenta a competitividade do negócio
Além dessas vantagens, a tecnologia também permite que os produtores encontrem fornecedores e clientes com mais agilidade. A própria implementação de um e-commerce ou a venda por meio de marketplace podem ser alternativas interessantes conforme a atividade.
Alcançar os resultados desejados no agronegócio é possível quando o analógico e o digital convergem. Investir em tecnologia é uma ação estratégica e que só tem a contribuir com as atividades desenvolvidas no campo, seja um pequeno ou médio empreendimento.
Conte com o suporte especializado da Nexsul para dar o próximo passo em direção à transformação digital da sua propriedade. Entre em contato conosco para conhecer os serviços que vão auxiliar na implementação de novas tecnologias no seu agronegócio.