A cloud computing (computação em nuvem) chegou para ficar. Isso porque ela dá suporte para diversas faces da transformação digital e possibilita que as demais inovações em tecnologia sejam ainda mais rápidas, acessíveis, seguras e assertivas. Assim, além de ser uma ferramenta incrível para empresas, impacta também na vida de pessoas que talvez nem percebam que a utilizam.
Por que a nuvem é tão importante?
As tendências de cloud para 2022 mostram que as ferramentas permanecerão evoluindo e se integrando, cada vez mais, à rotina das pessoas e dos negócios. Os recursos da computação em nuvem, por exemplo, estarão cada vez mais qualificados para solucionar demandas do dia a dia das pessoas, do trabalho remoto, do mercado digital e da gestão de dados das empresas.
- Nuvem híbrida
A nuvem pública utiliza a infraestrutura e os serviços de computing em um provedor terceirizado e compartilhado entre vários usuários e organizações. Ela oferece flexibilidade e escalabilidade a um melhor custo-benefício. Já na nuvem privada, os serviços têm base nos servidores privados de uma organização. Essa infraestrutura exclusiva, por sua vez, é mais cara e conta com maior privacidade e segurança para os dados.
Na estrutura híbrida, é possível manter informações em dois servidores distintos, conforme a necessidade de acesso e segurança. Documentos que precisam ser acessados com mais frequência podem ficar em um ambiente público, enquanto os dados sensíveis da empresa permanecem em uma nuvem privada, com controle de acesso.
- Automação da nuvem
Os ambientes híbridos são mais complexos e a automação pode auxiliar na gestão das informações e serviços, assim como a automação facilita rotinas fora da nuvem e elimina atividades antes feitas de forma manual.
- Edge Computing
A edge computing (computação de borda) se baseia em uma rede de data centers de borda que processa e armazena dados de forma local, otimizando o uso dos dispositivos eletrônicos conectados à internet. Ao invés de levar todas as informações para a nuvem, a tecnologia “filtra” os dados e transmite apenas o que é realmente necessário, diminuindo o tráfego e a latência.
- Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) também não é novidade, mas em termos de computação em nuvem, pode evoluir ainda mais. Por meio de IA é possível tomar decisões, gerenciar dados, otimizar fluxos de trabalho e obter insights preciosos para os negócios. No ambiente da nuvem, essa tecnologia é mais flexível e exige um investimento relativamente mais baixo.
- Games
O universo dos games não para de crescer e os jogos em cloud computing são mais uma tendência para 2022. A ideia é que os usuários possam selecionar um jogo e começar a partida na nuvem, sem precisar de um dispositivo específico e apto para jogar.
- ESG
ESG (Environmental, social and corporate governance) é a sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa. Muitas empresas já adotam esses temas como prioridade e a computação em nuvem é mais uma eficiente aliada para reduzir a pegada ambiental, já que um data center físico exige espaço, gastos com eletricidade e climatização. A longo prazo, pode ser um investimento que contribui para a redução de custos das organizações.
Com a computação em nuvem, empresas podem ir mais longe e proporcionar um ambiente mais propício à produtividade para seus colaboradores. A Nexsul oferece soluções Cloud Web para empresas que querem manter seus dados e aplicativos seguros e acessíveis a partir de qualquer lugar e dispositivo conectado à internet.
Quer saber como a computação em nuvem pode ser útil para o seu negócio e conhecer todas as vantagens dessa tecnologia? Entre em contato conosco hoje mesmo e converse com um dos nossos consultores.