O metaverso pode não ser uma realidade para todos, mas estará disponível em inúmeros contextos: inclusive para crianças. Se você ainda não está familiarizado, não se preocupe. O metaverso é um ambiente virtual imersivo, compartilhado e hiper-realista acessado por meio de óculos especiais (muito parecidos com aqueles de realidade virtual) e outros equipamentos.
Empresas dos mais variados ramos poderão utilizar a tecnologia do metaverso como facilitador para executar atividades de rotina, como reuniões com equipes remotas, proporcionar novas experiências para os consumidores, vender produtos diferenciados e, claro, faturar mais com isso. Há quem esteja interessado em adquirir terrenos e outros imóveis digitais por cifras muito além daquelas vistas em anúncios de imóveis na vida real, por exemplo.
O metaverso voltado para crianças também está em pauta e deverá estar mais ligado ao universo dos games. A Epic Games, desenvolvedora do Fortnite, uniu-se à Lego para criar um espaço virtual para pais e filhos. O projeto ainda não teve detalhes divulgados, mas deverá contemplar a expertise das duas marcas em seus respectivos segmentos.
Em nota enviada à imprensa, as duas empresas afirmaram que “Lego Group e a Epic Games combinarão sua vasta experiência para garantir que a próxima iteração da Internet seja projetada desde o início com o bem-estar das crianças em mente”.
O que se pode esperar? Games e atividades que incorporam realidade aumentada, avatares holográficos em 3D, vídeos e uma experiência sensorial diferente de tudo o que estamos acostumados a encontrar por aí.
É claro que as empresas devem ter ainda mais cuidado ao tratar de experiências digitais voltadas às crianças. Tanto a Lego quanto a Epic Games sinalizaram que o direito das crianças de brincar, a segurança, a privacidade e o bem-estar das crianças são prioridades.